
Avenida Afonso Pena, 766, Tirol
Natal/RN CEP: 59020-100

4005-9000
Hospital Papi
O Hospital da Família

Histórico
Tradição. Esta é a melhor palavra para descrever o hospital que há quase 50 anos cuida da saúde das famílias do Rio Grande do Norte. Criado a partir do desejo de prestar uma assistência de qualidade as crianças do Estado, os pediatras: Jair Nogueira Lima, Bernardino Pereira neto e Maria José de Medeiros Pinheiro, fundaram no dia 12 de dezembro de 1969, o Pronto Socorro e Clínica Infantil de Natal LTDA. Funcionando preliminarmente em uma casa situada na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 766, no bairro do Tirol.
Em 26 de setembro de 1970 acontece o desligamento da sócia Maria José M. Pinheiro que é, então, substituída pelo médico Ney Marques Fonseca. Pouco mais de um ano após assumir, Ney também se rompe com a sociedade e, em seu lugar, assumem os médicos Eduardo Coelho Maia e Zélia de Carvalho Dias.
No ano de 1971, a sede do Papi foi transferida para a Avenida Afonso Pena, n.º 808, no bairro do Tirol (logradouro este que permanece até os dias atuais). Reestruturado com seis leitos, prestava agora atendimento clínico e internamento pediátrico. Novos investimentos levaram o Papi a oferecer, em 1975, serviços de análises clínicas através da instalação de um laboratório próprio. Ainda no mesmo ano, a gerência do Papi é assumida pela médica, Jocilda Maria da Costa. Nos próximos dois anos, o cargo também foi ocupado por Maria de Fátima Oliveira e, em seguida, pelo bioquímico, Sebastião Lourenço de Farias.
No período de 1971 a 1986 foi criado um Plano de Assistência Permanente a Infância (Papi), exclusivo para o atendimento infantil. Rapidamente o serviço tornou-se popular entre os Norte-riograndenses. Diversas famílias, que tinham crianças com idade entre zero e cinco anos, possuíam o plano. A permanente associação do serviço à sigla, fez com que a direção também adotasse oficialmente o nome Papi que, há 46 anos, permanece como a marca registrada da instituição.
Expandindo novamente os serviços, em 1978, a aquisição de uma área vizinha ao Pronto Socorro, o que possibilitou a construção do hospital. A obra iniciada em 1980 foi financiada pela Caixa Econômica Federal, por meio do FAS (Fundo de Assistência Social) e finalizada em 1982.
Já em 25 de agosto de 1984, o sócio Jair Nogueira retira-se da sociedade e firma-se a composição societária atualmente ativa: Eduardo Coelho Maia, Bernardino Pereira neto, Hélio Manoel de Brito e Zélia de Carvalho Dias Barbosa.
Sentindo uma demanda reprimida de serviços médicos em todo o Estado, começou a diversificar as especialidades oferecidas. Foram abertos então, os serviços de Maternidade, Pronto Socorro Cardiológico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Pronto Socorro de Clínica Médica, Pronto Socorro de Ginecologia, UTI Neonatal, UTI Pediátrica e Ortopedia. Diante do leque de novos atendimentos, o Papi passa a receber a denominação de Hospital Geral.
Atualmente está estruturado com quatro salas de cirurgia, 124 leitos para internamento, laboratório de análises clínicas, laboratório de análises patológicas, serviço de imagens para radiologia, ultrassonografia e tomografia computadorizada. Dentre os serviços de um hospital geral de grande porte, o Papi não oferece apenas as cirurgias cardíacas.
Além da qualidade da assistência médico-hospitalar, a instituição ainda é responsável pela geração de 680 empregos diretos e 200 indiretos, mantendo investimentos constantes em treinamento e capacitação profissional. Por tudo isso, segue como uma atividade consagrada, expressiva e fortalecida tanto para a saúde da população, quanto no aspecto social e econômico do Estado.
Nestas quase cinco décadas de existência a reputação que o PAPI construiu por todo o RN, faz com que, anualmente, seja apontado em pesquisas de opinião com uma das unidades de saúde de maior prestígio entre a população.
Olhando sempre em direção à modernização, o hospital busca estar em sintonia com as novas tecnologias do mercado, adquirindo equipamentos de ponta, modernizando seu parque tecnológico, qualificando seu quadro de pessoal e estruturando, cada vez mais, suas instalações físicas.

Hospital Papi - primeira sede - 1969

Inauguração da Maternidade em 1984

Reforma e ampliação do Papi